Já passaram mais de três décadas desde que a Africa Twin XRV650 saiu das linhas de produção e mudou para sempre o mercado Europeu; apesar de a moto que agora transporta este nome – lançada em 2016 com o nome CRF1000L Africa Twin – não partilhar nenhum dos componentes do modelo antigo, este novo modelo herdou do modelo original toda a essência e o espírito que tornaram a Africa Twin original tão popular.
Era o equilíbrio entre a potência e o peso que estava no centro do apelo da moto original – tal como no novo modelo. Com a sua aparência atlética e única, um motor agradável e de elevada capacidade de utilização e uma ciclística eficaz e confortável, a CRF1000L Africa Twin provou ser um modelo verdadeiramente polivalente dos dias modernos e tem sido extremamente popular entre os condutores de aventura de todo o mundo, bem como para quem se desloca na cidade ou apenas usa a moto para as viagens de turismo de fim-de-semana.
Em 2018, a Africa Twin, com caixa manual e também em versão de transmissão de dupla embraiagem (DCT), recebeu o sistema de acelerador eletrónico (TBW), juntamente com 3 modos de condução, opções alargadas do sistema HSTC de controlo de tração selecionável e ainda um desenvolvimento ao nível da admissão e do escape, para um motor com melhores respostas e uma sonoridade mais emotiva. A plataforma também se expandiu: a Africa Twin Aventure Sports – com as mesmas atualizações, mas com proteção melhorada contra o vento, maior autonomia por depósito e suspensões de cursos mais longos – aumentou ainda mais a capacidade de utilização da moto em viagens de longa distância.
Com base na forte procura na Europa (e a nível global) destes dois modelos, com mais de 87.000 unidades vendidas em todo o mundo desde o seu relançamento em 2016, 2020 foi um ano ainda mais marcante para a evolução da Africa Twin. O conforto em viagem, a tecnologia e a capacidade da nova CRF1100L Africa Twin Aventure Sports* foram significativamente melhorados – com a opção adicional das suspensões de afinação eletrónica Showa Electronically Equipped Ride Adjustment (Showa EERA™). Por outro lado, a CRF1100L Africa Twin foi também detalhadamente redesenhada, com um estilo agressivo e compacto tipo rally e uma inclinação off-road ainda mais marcada. Com mais potência e mais binário, este modelo está significativamente mais leve – em conformidade com os primeiros princípios estabelecidos há muitos anos.
A CRF1100L Africa Twin de 2020 recebeu um reforço a nível da condução fora-de-estrada, recuperando o “look” basilar – e a sensibilidade – de uma verdadeira moto de rally. Mais pequeno, mais esguio e 4 kg mais leve do que a versão anterior, este modelo oferecia performances ainda mais fortes, graças às alterações introduzidas no motor; esta unidade debitava mais 7% de potência de pico, mais 6% de binário de pico e estava ainda mais forte em toda a faixa de média rotação. Este motor também se tornou a primeira unidade Honda a ter homologação EURO5.
O quadro foi totalmente revisto e tinha um sub-quadro em alumínio fixo por parafusos. Também o novo braço oscilante era de alumínio e tinha por base a unidade da CRF450R de motocross. E, no centro da Africa Twin, a adição de uma Unidade de Medição de Inércia (IMU) de seis eixos controlava não apenas os 7 níveis do sistema HSTC, mas também os 3 níveis da função anti-cavalinho, o ABS em curva (com configuração off-road), o controlo de elevação da roda traseira e a deteção de curvas da caixa DCT. Aos modos de condução normais URBAN, TOUR e GRAVEL juntou também um modo OFF-ROAD.
Concebida para oferecer um controlo completo, a posição de condução tinha por base um banco mais esguio e um guiador em posição mais alta. O ecrã TFT era sensível ao toque e tinha 6,5 polegadas; esta unidade MID (Multi Information Display – Ecrã Multi-Informações) a cores oferecia uma ligação direta aos diversos sistemas da moto e tinha conectividade Apple CarPlay® e Bluetooth. As novas luzes DRL de condução diurna vieram aumentar e muito a visibilidade da moto, melhorando a segurança; o sistema de controlo da velocidade de cruzeiro foi acrescentado ao equipamento de série.
Para 2021, o conjunto de atributos técnicos não sofre alterações; o novo esquema cromático Branco Tricolor Pérola Glare faz regressar o clássico conjunto de cores vermelha, branca e azul a mais esta recente evolução da Africa Twin.
Esta unidade apresenta-se muto bem configurada e com muito equipamento original Honda, onde se destaca o conjunto de malas com as respetivas bolsas interiores, bola de depósito, vidro alto, defletores de vento dianteiros, faróis auxiliares, crashbar superior e inferior.
Conta também com punhos aquecidos, cruise control, vários modos de condução, etc, etc,.. garantia de fabrica ate ao ano de 2025, sempre assistida na marca e com pneus novos Michelin.
Disponível para qualquer teste.
Qualquer assunto, por favor disponha.