Esta unidade encontra-se em excelente estado de conservação, estando complementada com HardTop original Mazda, à cor da carroçaria com vidro e desembaciador do mesmo, bem como com “Tonneau” tb ele original. Acompanhara também o auto radio original.
O Mazda MX-5 é um automóvel desportivo de Motor dianteiro, tração traseira fabricado pela Mazda Motor Corporation. É conhecido como Mazda Roadster ou Eunos Roadster (ユーノス・ロードスター Yūnosu Rōdosutā) no Japão; e como Mazda MX-5 Miata nos EUA, onde é mais conhecido apenas como Miata.
O carro, produzido na fábrica de Hiroshima da Mazda, teve seu lançamento no Salão de Chicago de 1989, e segue uma filosofia de design denominada Jimba ittai, que significa a união entre cavalo e cavaleiro.
Suas principais características são seu pequeno porte, leveza, dinâmica equilibrada e simplicidade.
O MX-5 foi desenhado como um sucessor espiritual dos pequenos automóveis desportivos ingleses e italianos dos anos 50 e 60, como o Triumph Spitfire e o Fiat Spider.
O MX-5 está em sua quarta geração, sendo as mesmas denominadas por códigos de duas letras pelo que este modelo que aqui apresentamos se trata da primeira versão, a NA (1989-1997).
Atualmente, o Mazda MX-5 é o roadster mais vendido da história com mais de 1 milhão de unidades vendidas mundialmente. A designação MX significa “Motoring eXperiment”; e Miata deriva do Alto-alemão antigo, significando “recompensa”.
Origem
O projeto do carro teve início em 1976, em uma conversa entre o jornalista do Motor Trend, Bob Hall, e o engenheiro Kenichi Yamamoto, este último, responsável por pesquisa e desenvolvimento na Mazda, perguntou ao jornalista que tipo de carro o fabricante deveria produzir, tendo Bob Hall respondido que alguém deveria produzir um desportivo simples e barato, nos moldes dos desportivos britânicos.
Em 1981, Hall passou a participar da divisão de projetos do construtor.
Yamamoto, na época presidente da Mazda, permitiu que Hall desse seguimento ao projeto. Hall contratou o designer Mark Jordan, e juntos criaram o primeiro protótipo do carro, o qual receberia a luz verde para uma versão de produção sob o programa Offline 55, uma iniciativa da Mazda criada para modernizar o projeto de novos modelos. O desenvolvimento desse carro tornou-se uma competição entre a equipes de design da Mazda de Tóquio contra a equipa da Califórnia.
As equipas chegaram a conclusões bastante distintas quanto ao que deveria ser o Automóvel. Enquanto o grupo californiano propunha uma configuração de motor dianteiro e tração traseira, típico dos desportivos britânicos, a equipa japonesa sugeria um modelo mais simples, com motor dianteiro e tração dianteira, ou com motor central e tração traseira. Em agosto de 1984, o design da Califórnia, denominado Duo 101, foi escolhido como base para o que se tornaria o MX-5.
A International Automotive Design (IAD), em Worthing, Inglaterra, foi selecionada para criar o protótipo motorizado. O resultado foi o V705, com carroceria em fibra de vidro e motor 1.4 L de um Mazda Familia. Em agosto de 1985, um modelo único deste V705 rodou pela primeira vez nas estradas de Santa Bárbara (Califórnia).
O protótipo recebeu sua aprovação final em 1986 quando passou a ser projetado o modelo de produção, denominado P729, sob a supervisão de Toshihiko Hirai. O projeto foi movido para o Japão, onde passaria a ser produzido. O modelo final foi apresentado em 1989, com o nome de MX-5, um desportivo cabriolet de apenas 940 kg.
Mazda Mx-5 NA
A primeira geração do MX-5 entrou em produção em 1989 e teve seu fim em 1997.
Essa geração, reconhecida pelos seus faróis escamoteáveis, foi responsável pela venda de mais de 400.000 unidades. Essa geração foi premiada como carro do ano pela revista Automobile Magazine em 1990, e esteve entre os 10 melhores carros da revista Car and Driver de 1990 até 1992.
Qualquer assunto, por favor, tenha-nos ao dispor.
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