Com a chegada do Karl, a Opel reforçou a sua gama, tornando-a na mais completa do mercado em termos de automóveis de pequenas dimensões.
Esta plataforma, permitem, no Karl, criar um chassis compacto de cinco portas com apenas 3,68m de comprimento e espaço para cinco ocupantes, graças à elevada distância entre eixos de 2,38m.
O Opel Karl aposta na simplicidade das suas linhas para cativar, existindo outras soluções na gama Opel para quem desejar uma solução mais personalizada, como é o caso do Adam. Porém, ao contrário do Adam que teve o design como elemento primário, no caso do Karl foi dada primazia à funcionalidade, daí a bagageira de grande capacidade, que pode ir aos 1013 litros com os bancos traseiros rebatidos (rebatem assimetricamente, em formato 60:40).
Também a vertente tecnológica surpreende no Karl, sendo um dos modelos mais bem equipados do segmento, com soluções como sistema de arranque em subidas, câmara dianteira com aviso de saída de faixa, função de luz de curva integrada nos faróis de nevoeiro, direção assistida com função “city”, programador de velocidade com limitador, etc..
Em termos de motorização, o Karl está equipado com a motorização de três cilindros a gasolina. Baseado no excelente 1.0 turbo estreado no Corsa e Adam, este bloco, também com 1.0 litros de cilindrada, dispensa o uso do turbocompressor, mas oferece ainda assim uma potência de 75cv e 95Nm de binário, mais do que suficiente para imprimir um andamento desafogado ao pequeno e leve Karl. Associado a uma caixa manual de cinco velocidades, este modelo está certificado para consumos na ordem dos 4,5l/100km.
Por fim, a jogada de génio da Opel, no meu entender, que é o facto de existir apenas uma versão disponível, porém, mais do que completa para um automóvel deste segmento. Com tudo o que possa desejar num automóvel deste segmento, soluções como o ar condicionado e cruise control estão incluídos na lista de equipamento de série.
Curioso, visite-nos e experimente este fabuloso automóvel.