A SAAB, Svenska Aeroplan Akteebolage , foi fundada no mês de abril de 1937, por 16 engenheiros aeronáuticos, com o intuito de reforçar a indústria aeronáutica sueca com aviões produzidos nacionalmente. Em 1946, com o fim da Segunda Guerra Mundial e a perspetiva de diminuição da procura de aviões de combate, a empresa tomou a lógica decisão de começar a produzir automóveis de passageiros, criando uma divisão Automovel no ano seguinte.
O conhecimento adquirido com a aviação deu a SAAB uma condição única.
Em junho, o protótipo do SAAB 92.001 foi apresentado oficialmente a imprensa. Tinha um motor bi-cilíndrico transversal de dois tempos, tração dianteira, uma carroceria extremamente rígida e segura e linhas aerodinâmicas em forma de asa. O modelo fazia transparecer a origem de aviação da SAAB devido ao seu coeficiente de aerodinâmica de apenas 0,32. Era o automóvel com melhor coeficiente de aerodinâmica da época, continuando a fazer inveja a muitos dos atuais carros desportivos.
Assim nasce a marca automóvel que viria a despertar as maiores paixões do mundo automóvel.
Munidos de uma qualidade de construção inigualável, e de um design singular, qualquer veículo da marca sueca é conhecido pelos seus “traços” característicos.
O automóvel que aqui apresentamos é desta história um exemplo, este 9-3 Sport Hatch, encontra-se num excelente estado de conservação, sendo uma versão Vector com uma conjugação de cores Lindíssima e repleto de equipamento, o que lhe confere provavelmente o “título” de único disponível para venda no mercado nacional.
Esta unidade encontra-se com todas as manutenções registadas no livro de revisões, e ainda acompanham o automóvel todos os seus manuais e chaves.
Desafiámo-lo a ver este exemplar num estado muito semelhante a novo.
Disponível para qualquer teste.
Qualquer assunto por favor disponha.