Acha que o seu carro está a consumir mais do que devia? Conheça 5 coisas que aumentam o consumo de combustível e descubra como pode reduzir esses valores.
É frequente pensarmos que o consumo de combustível é afetado apenas pela potência do carro ou pelas circunstâncias do terreno. Mas sabia que existem muitas outras coisas que aumentam o consumo de combustível?
Não, neste artigo não lhe vamos dizer o óbvio. Todos sabemos que circular com velocidade excessiva são fatores que aumentam consideravelmente os consumos de combustível e, também, os riscos e perigos na sua condução.
Queremos ir um pouco mais além e dar-lhe conselhos úteis para que possa pôr em prática e começar não só a reduzir os custos de manutenção do seu automóvel, como também a aumentar a sua segurança.
Conheça, então, alguns dos fatores que aumentam o consumo de combustível do seu automóvel.
5 coisas que aumentam o consumo de combustível (e, talvez, desconheça)
- Utilizar a pressão incorreta nos pneus
Não utilizar a pressão correta nos pneus do seu carro aumenta o consumo de combustível de forma considerável.
Se utilizar uma pressão demasiado baixa no pneu, este estará “abatido” e haverá maior superfície em contacto com a estrada, causando mais atrito e obrigando o motor do seu carro a mover mais massa, gastando logicamente mais combustível.
Dependendo do carro em questão e da quantidade de carga que costuma transportar, os pneus deverão ser enchidos com uma determinada pressão, recomendada pelo fabricante e expressa no manual de instruções do seu automóvel.
Caso não consiga encontrar estas informações, poderá utilizar uma pressão “standard”, adequada à maior parte dos carros de dimensões médias. Encha os pneus do seu carro com pressões entre 2.2 ou 2.4, utilizando o valor mais baixo se circular sozinho e com pouca carga ou o valor mais alto se circular com mais passageiros e muito volume de carga.
- Circular com a direcção desalinhada
Por uma questão de segurança, os pneus de cada eixo não podem ser totalmente paralelos. Para haver maior aderência dos pneus à estrada, estes têm que ter uma certa convergência.
Esse ângulo de convergência é anunciado sempre pelo fabricante, mas com o rodar do pneu e as constantes quedas em buracos e toques em passeios, este ângulo de convergência vai-se alterando e, eventualmente, se não for corrigido, poderá fazer com que as rodas do seu carro estejam a “puxar” quase tanto para dentro como para a frente, aumentando drasticamente o consumo de combustível e, também, acelerando o processo de desgaste do pneu.
Por segurança, a direção deve ser alinhada e os pneus calibrados a cada 10 mil quilómetros ou cada vez que trocar de pneus.
- Circular com o ar condicionado ligado
Acreditou-se durante muitos anos, mas está mais que provado, que circular com as janelas abertas não faz com que o carro consuma mais combustível do que circular com ar condicionado ligado.
O arrasto criado pelas janelas abertas, quando circula num carro dentro dos limites de velocidade (mesmo em autoestrada), é insignificante quando comparado com a perda de potência que a utilização do ar condicionado provoca.
Estima-se que a utilização do ar condicionado num carro, dependendo da sua intensidade, faça um motor “perder” entre 3 a 5 cavalos de potência disponível. Embora isto possa parecer pouco, se estiver numa subida em plena autoestrada e num carro mais “modesto” a 120km/h, ter o ar condicionado ligado poderá fazer com que tenha que circular com o pé a fundo e, mesmo assim, perca velocidade. Ao passo que se decidir abrir o vidro, talvez consiga manter esta velocidade, utilizando menos aceleração e consumindo, assim, menos combustível.
- Ter os filtros sujos
Circular no seu carro com os filtros de ar ou gasóleo sujos é uma das coisas que aumenta o consumo de combustível.
Isto acontece porque um filtro é, no fundo, um papel com pequenos poros que permite que o ar ou o combustível (no caso) circulem livres de impurezas entre um compartimento do motor e o outro.
Se o filtro do ar do seu carro estiver sujo, menor será a quantidade de ar admitida no motor, logo menor será o poder de combustão e, por consequência, menor será a potência admitida, obrigando-o a exigir mais do motor, gastando mais combustível.
Se o filtro de gasóleo estiver sujo, o combustível não conseguirá chegar em tanta quantidade à câmara de combustão, não permitindo a correta carburação, originado também falhas de potência e obrigando-o a exigir “horas extra” de trabalho ao coração do seu automóvel, fazendo com que este consuma bastante mais combustível do que deveria.
- Circular com peso desnecessário
Sabe aquela ferramenta pesada que transporta na bagageira do seu carro e está lá esquecida há vários meses? Sabe aquelas revistas todas guardadas no banco de trás do seu automóvel? E aquele lixo todo acumulado nas portas? Pois bem, saiba que se se livrar de todas essas “tralhas” estará a reduzir peso ao seu carro e, por consequência, a poupar combustível.
As marcas gastam milhões de euros todos os anos a tentar reduzir ao máximo o peso dos seus automóveis, por que razão deveríamos nós querer aumentar o peso do nosso carro transportando objetos desnecessários?
E, já agora, aqui fica outra dica: Para quê circular com o tanque cheio, se não precisar de fazer uma deslocação muito grande? Tal também representa peso desnecessário e estamos a falar de 30kg ou 40kg a mais que não precisava de transportar.
Em condições de pressão e temperatura normais, um litro de combustível equivale praticamente a 1kg e um tanque cheio significa que circula com 60kg de peso, só em combustível, que lhe permitem circular cerca de 1000 quilómetros.
Mas, quantos de nós é que circulamos 1000 quilómetros numa semana? Em vez de atestar o depósito, coloque apenas o combustível necessário para circular durante uma semana. Esta poupança ajudá-lo-á a reduzir os consumos a olhos vistos.